A voz das Comunidades – Edição 2

 

Informativo da vida das comunidades brasileiras da Congregação de Jesus Sacerdote

 

          Antes de iniciarmos as nossas notícias de comunidade queremos em nome das três comunidades fazer um agradecimento a Caridade do Povo do Povo de Deus – Esta situação de quarentena e isolamento social, como todo mundo sabe, gera também uma insegurança financeira e, portanto, a restrição e manutenção dos recursos econômicos é muito importante, tem sido também um oportuno e edificante período de caridade para com o próximo. Estamos experimentando a caridade do povo em relação a essa situação. Frequentemente os nossos paroquianos e amigos nos ajudam  com mantimentos, e  até mesmo com  material de limpeza ou higiene pessoal. Isso é muito edificante e aumenta ainda mais a nossa evangélica responsabilidade em corresponder com os objetivos vocacionais e pastorais pelos quais fomos chamados e ir ao encontro do povo, mesmo no contexto de reduzido contato social.

 

Notícias da Comunidade Jesus Sacerdote de Osasco – SP

          No dia 19 do mês de março do ano da Graça do Senhor de 2020 – Solenidade de São José, foi celebrada a última Missa presencial na Paróquia do Senhor do Bonfim antes da quarentena exigida pelos órgãos competentes em combate à pandemia do covid19. Tivemos uma realidade nova a partir dessa data que nunca imaginaríamos passar. Então, a nossa comunidade religiosa, assistida pela força e dinamismo do Espírito Santo, se abriu às novas possibilidades de reinventar. Para o bem das almas dos nossos paroquianos utilizamos os recursos das redes sociais para a transmissão ao vivo das Missas.  Passamos uma semana santa profunda, porém exigente sem a participação dos nossos queridos paroquianos. Embora sendo amadores em relação às modernas tecnologias, tivemos que nos aperfeiçoar a cada dia. Além da transmissão das Missas decidimos dar mais assistência aos nossos paroquianos estando mais presente nos núcleos familiares,  mesmo que online. Assim, após as Missas de segunda a quinta- feira transmitimos a recitação do santo terço com a participação ao vivo dos paroquianos e todos os sábados à partir das 15:00 horas o projeto “Conhecer para Amar” sempre apresentando uma formação para as lideranças da comunidade paroquial e outras pessoas em geral. Tivemos datas marcantes tais como: no dia 01 de maio celebramos a Missa e adoramos o Santíssimo Sacramento recordando a oferta da obra de Padre Mário Venturini de 03 de maio de 1917. No dia 13 de maio celebramos a Missa em honra a Nossa Senhora de Fátima com a sua coroação no final da celebração seguida de um terço vocacional. No dia 15 de maio tivemos uma Missa em ação de graças pelo aniversário natalício do Padre Adenilson e logo após uma confraternização online com a participação de muitos paroquianos.  

Ir. André Carlos

 

Clique nas imagens para abrir!

 

 

 

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE DE MARÍLIA

          As notícias da nossa comunidade de Marília transparecem a atmosfera da situação pandêmica que atualmente estamos vivendo. Impressionante como a Pandemia do COVID-19 veio influenciar e até condicionar vários aspectos da nossa vida individual e comunitária.  O assunto do momento é este. Como a grande maioria das pessoas, estamos atentos em manter a nossa saúde e evitar o contágio do Covid-19. Mas, ao mesmo tempo, mantemos a atenção para não cairmos na demasiada e estressante preocupação do medo ou até do terror de ser contagiado pelo vírus e morrer por causa dele. Percebemos que não adianta cuidar da saúde física e ao mesmo tempo cair em doença mental. Por isso, atentos ao contexto atual – contando inclusive com a experiência da fé – como comunidade religiosa e formativa escolhemos viver um dia de cada vez. Cada item das nossas notícias descritas logo abaixo fala sobre alguns pontos marcantes da nossa comunidade.  Em cada um deles está implícito um forte sentimento de esperança. A esperança que vem de Deus, da sua Palavra e da Eucaristia, reforçada pela oração. Ninguém esperava passar por esta situação de Pandemia. Mas se Deus a permitiu, é porque Ele tem um plano maior e melhor para nós, que por vocação, fomos chamados ao seu seguimento. Vamos, então, às notícias.

 

 

         Caminho Pastoral – Todos nós, padres e seminaristas, temos, como parte da missão, nosso exercício pastoral na Paróquia. Para evitar aglomerações, tivemos que suspender missas na igreja, bem como reuniões, encontros de catequese, encontros de formação com agentes das pastorais, etc. Para ir ao encontro do Povo com as celebrações da Santa Missa, tivemos a   possibilidade de transmiti-las  pelas Redes Sociais. Que saudade da vida pastoral normal! Mas como isso não é possível no momento, fizemos o   que estava ao nosso alcance para ir ao encontro do Povo com o recurso das Mídias Sociais.

 

 

          Nosso querido Padre Pio – Padre Pio, nosso querido coirmão, na sua idade avançada (com  noventa e sete anos completados em março passado) e portador de Demência Senil, é muito bem tratado e bem cuidado aqui em casa nesse momento em que mesmo entre nós existe a preocupação pelos efeitos da Pandemia ao nosso redor, Padre Pio é a pessoa mais livre destas e de outras preocupações. Como não tem mais condições de acompanhar as notícias e nem sequer tem noção do drama que nos rodeiam e nos afetam, ele é uma pessoa tranquila e serena. Damos graças a Deus por se movimentar e se alimentar bem sobretudo continuar sendo uma pessoa edificante em nosso meio.

 

 

          Aniversário dos padres – Nossos queridos irmãos, Padre José Antônio, Padre Pio Milpacher , Padre Márcio e Padre Adenilson comemoraram seus aniversários respectivamente nas datas 17 de março, 27 de março e 15 de maio. Normalmente, como acontece todos os anos, a comunidade paroquial prepara uma festa em seus respectivos dias de aniversário. Para o Padre José Antônio ainda foi possível a comemoração na paróquia, pois a fase de isolamento social ainda não havia começado. Para Padre Pio, a comunidade paroquial estava organizando um jantar comemorativo, mas precisou ser cancelado. Para Padre Márcio, nem se cogitou, pelo mesmo contexto de isolamento social. Para Padre Pio e Padre Márcio, preparamos   uma  comemoração no seio da comunidade religiosa de maneira sóbria e discreta, mas com muita alegria. A comunidade paroquial, não podendo organizar as demais comemorações, mostraram, por meio das redes sociais, seu carinho e proximidade aos padres aniversariantes. Isso é muito comovente e mostra o quanto o povo nos ama e o quanto nos valoriza. 

 

 

          Caminhada dos nossos formandos – Nossos formandos continuam firmes na caminhada. Já que não podem frequentar presencialmente as aulas na Faculdade de Filosofia e do Propedêutico, participam das aulas à distância. Através dos recursos das Mídias Sociais, os professores enviam as aulas gravadas em vídeos, bem como os trabalhos e os exames via e-mail. Graças a Deus os formandos mantêm o conteúdo de ensino, a dinâmica de aprendizado e o semestre letivo transcorre normalmente sem muitos prejuízos. 

 

 

 

 

          Visita de Leonardo aos familiares – O aspirante Leonardo está na casa de sua família. Na metade de março seu pai ficou muito doente e ele viajou para vê-lo e acompanhar de perto a situação em João Pessoa – PB, onde residem seus pais. A presença de Leonardo era muito importante naquela situação. Graças a Deus, seu pai melhorou. Devido à situação social agravada pela Pandemia, que aconteceu justamente na metade de março, Leonardo está esperando o momento oportuno para retornar à Marília, e continuar a sua formação presencial. Enquanto isso não for possível, ele se mantém em reciprocidade mútua conosco. Desejamos que  continue sua caminhada com a presença de sua família nesse mês  de maio.

 

 

 

          Estadia de Ir. Claudinei junto aos familiares – Ir. Claudinei também está junto com seu pai e uma tia, em Bebedouro – SP. Sendo ele o curador de algumas situações burocráticas familiares, uma vez por mês ele viaja à aquela cidade para esta função. Antes de começar os decretos governamentais de isolamento social, Ir. Claudinei foi mais uma vez para essa finalidade.  Seus familiares sendo idosos, os coirmãos de Marília, em diálogo fraterno com Ir. Claudinei, acharam por bem que ele ficasse ainda um período junto deles. Quando a situação estiver segura – assim esperamos – o Ir. Claudinei voltará para Marília nossa comunidade religiosa. Mas mesmo estando junto à sua família o Ir. Claudinei se mantém em comunhão conosco e vive o seu testemunho na oração e na caridade. Neste período, chegou inclusive a contrair  Dengue. Foi uma experiência fisicamente desgastante. Mas manteve os cuidados e repouso e graças a Deus venceu a doença.

 

 

 

Conclusão

O Tempo Pascal frequentemente nos estimula a ver no Cristo Ressuscitado e na Missão Apostólica, fruto do Pentecostes, o incentivo para termos os olhos fixos em Jesus, autor e aperfeiçoador da nossa fé. Como foi dito na Introdução, seguimos firmes na esperança. Não sabemos ainda por quanto tempo iremos viver esta situação com grandes restrições, e ameaças de contágio do Covid-19. Estamos ansiosos em voltar à normalidade, para retomar o contato social expandido, as nossas celebrações nas igrejas, a retomada das pastorais e tantas outras atividades eclesiais. Isso é o que todos desejam. Esperamos um dia olhar para trás e dizer: “o pior já  passou” agora voltamos à normalidade”. Mas enquanto estamos nesta situação, sigamos rezando e acreditando. Que o Senhor nos ajude a colher o melhor que pudermos para a nossa experiência de fé, esperança e caridade.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Sacerdotes com o Coração de Cristo

sex jun 19 , 2020
As cinco palavras propostas para o Dia de Santificação do Clero, tiradas da Carta que o Papa Francisco dirigiu aos Sacerdotes em agosto passado, referem-se a um coração sacerdotal realmente “consagrado” ao de Cristo, ou seja, radicado na relação pessoal com Ele e por isso configurado aos seus mesmos sentimentos.
%d blogueiros gostam disto: