Dia 14 – 3° Dia da 58° Assembleia Geral da CNBB

     

          O terceiro dia da 58° Assembleia Geral da CNBB, que tem como tema geral: “Casas da Palavra: animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias,” teve como um dos temas de destaque “o Processo de reflexão sobre o novo estatuto da CNBB”. Este teve início nesta manhã de quarta-feira (14/04/2021), às 7h, com Santa Missa, presidida por Dom Joel Portella Amado – Secretário Geral da CNBB. A mesma foi transmitida direto da Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB em Brasília (DF).

          O debate sobre o novo estatuto da CNBB teve início no último ano e contou com a contribuição de comissões e Regionais da CNBB e uma série de Lives promovidas pelo Instituto Nacional de Pastoral Alberto Antoniazzi (Inapaz).

          A ideia da renovação do estatuto da CNBB, como tem sido destacada desde o início pela presidência da entidade, é que ela reflita o rosto da Igreja no Brasil e favoreça sua atualização de entendimento da estrutura e do funcionamento para os dias de hoje, contemplando os critérios da sinodalidade e da missão e os eixos de formação integral, comunicação e diálogo estratégico com a sociedade.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

          Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, fez a condução deste tema logo no início da manhã, seguida da apresentação de Dom Joel Portella, secretário-geral da CNBB e dos Padres Danilo Pinto, assessor do Setor Universidade da CNBB, e Marcus Barbosa, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB.

          Outros destaques desta manhã foram os informes da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, sobre a presidência de Dom Edmar Peron. Na sequência foi apresentada uma mensagem ao Prefeito da Congregação para os bispos, sendo apresentada por Dom Mário Silva, vice presidente da CNBB. Ainda na sequência, Padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo das Campanhas da CNBB, teve um momento de fala sobre a Campanha da Fraternidade de 2021.

          O final da manhã foi marcado pela discussão do projeto de criação do Regional Leste 3 da CNBB, composto pelas Igrejas Particulares do Espírito Santo: a arquidiocese de Vitória e as dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeira do Itapemirim.

Dom João Justino de Medeiros da Silva

          Realizou-se a terceira coletiva de imprensa da 58° Assembleia Geral da CNBB, tendo início na tarde desta quarta-feira, às 13h. Foram apresentados temas relevantes: o Pacto pela Vida e pelo Brasil e a Campanha da Fraternidade de 2022. E se fizeram presentes: O arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros da Silva; o bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, e o bispo de Lages (SC) e presidente do Grupo de Trabalho do Pacto pela Vida e pelo Brasil, Dom Guilherme Werlang.

          O Pacto – com a clareza de que o cuidado com a vida precisa mais do que uma ação emergencial, no contexto dos impactos do avanço do novo coronavírus, a CNBB se uniu a um conjunto de importantes organizações brasileiras para apontar caminhos a partir da premissa da garantia da saúde dos brasileiros e da manutenção da saúde da economia do país. Defender a não privatização do SUS e vacina para todos tem sido um dos pontos de reflexão e ação, diz Dom Guilherme.

Dom Leomar Antônio Brustolin

        A CF 2022 – no próximo ano a Campanha da Fraternidade terá como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pv 31,26). O objetivo geral desta campanha é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, a luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Em meio a esta temática, existem três temas transversais significativos: “pandemia, pedagogia de Francisco e pacto educativo global,” nos diz Dom Leomar.

          Roguemos por este encontro e peçamos a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e ao Glorioso São José a quem celebramos o ano, que derrame copiosas bênçãos por este momento.

 

 

Fábio Dias Menezes. 
Aspirante da Congregação de Jesus Sacerdote e redator da Revista Voz Amiga.

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

Dia 15 – 4° Dia da 58° Assembleia Geral da CNBB

qui abr 15 , 2021
O quarto dia da 58ª AG teve o retiro espiritual com pregação do cardeal O’Malley, arcebispo de Boston, nos Estados Unidos. A acolhida ao pregador foi feita pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.
%d blogueiros gostam disto: