O Centro Social e Igreja de Jesus Sacerdote: Caridade, Inclusão Social e Espiritualidade

 

O centro Social e Igreja Jesus Sacerdote, exerce uma função pioneira e de suma importância nesta área: de atendimento vocacional, cursos profissionalizantes e renovação espiritual.

 

 

          Na cidade de Osasco, além do trabalho pastoral na paróquia Nosso Senhor do Bonfim, temos outra missão: A animação da comunidade Jesus Sacerdote. Localizado no Centro de Osasco (Rua José Cianciarullo ao lado do supermercado Extra e do Hospital Antonio Giglio), o centro Social e Igreja Jesus Sacerdote, exerce uma função pioneira e de suma importância nesta área: de atendimento vocacional, cursos profissionalizantes e renovação espiritual.

          A igreja Jesus Sacerdote foi pensada e idealizada pelo padre Pio Milpacher, que sentiu a necessidade de construir no centro de Osasco, um lugar oportuno de encontro com Deus e com os irmãos. Foi um caminho longo… De idas e vindas… Padre Pio teve que andar bastante para concretizar o projeto, foram anos até que pudesse ser lançada a pedra Fundamental, para que aquilo que era sonho, começasse a se tornar realidade.

          Com o entusiasmo do padre Pio, logo foi surgindo a comunidade de Jesus Sacerdote, formada por alguns leigos dispostos a ajudar o padre na construção do Centro Social e nova igreja. Com o objetivo de ser um lugar de Adoração Perpétua a Jesus Eucarístico e de prestação de serviço à sociedade em geral, o centro foi pensado como um projeto ousado, que contempla a igreja e um complexo de salas.

          Desde o início, a construção foi um desafio, seja pelos poucos recursos, seja pelas dificuldades burocráticas, que aos poucos foram superadas graças a Divina Providência por meio da fraterna contribuição dos leigos. No ano de 2013, padre Pio foi transferido para Marília, e a comunidade, junto com os Padres da Congregação levaram o projeto a frente.

          Hoje, com grande parte da construção realizada, mas com muita coisa para terminar, a Igreja Jesus Sacerdote já funciona com alguns encontros fixos, como as missas, nas quartas feiras ao meio dia (12h) e aos domingos as 7h45, e também com a adoração ao Santíssimo Sacramento às 11h também nas quartas feiras.

          Também acontece ali os encontros de animação vocacional dos jovens, e já foi iniciado o Projeto Social Profissionalizante com os Jovens em situação de vulnerabilidade chamado CJS Jovem.

          O objetivo do Projeto é formar e preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio do ensino, prática e encaminhamento, e assim contribuir para que possa haver na sociedade cada vez mais jovens qualificados e preparados para o mundo do trabalho, para que as lacunas sociais, da falta de uma mão-de-obra qualificada, sejam preenchidas.

          O curso é alicerçado em uma educação para os valores, baseados no princípio da proatividade, cooperação e responsabilidade. O projeto forma jovens capazes de uma consciência crítica, com potencialidades que permitam entrar no mundo do trabalho, com a capacidade de ser protagonista do seu processo de aprendizagem.

          O projeto é coordenado por uma equipe multidisciplinar voluntária. A saber: Pedro Paulo Espírito Santo Queiroz – Diretor; Valéria Vidotti – Coordenadora Pedagógica; Ana Lúcia Bonifácio – Assistente Social – CRESS 21963; Valéria Rodrigues dos Santos – Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Qualidade de sistemas de Informação e MBA em Gestão da Estratégia Empresarial.; Marcelo Augusto Monteiro – Engenheiro de Produção – CREA-SP 5060777244; Josilene Maria de Abreu – Bacharel em Administração.

          Os cursos semanais são feitos por assessores voluntários, que são convidados segundo a especialidade e o tema de cada curso, sendo que alguns dos dias são assumidos pela própria equipe de coordenação.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

          A coordenação geral da comunidade é realizada pela Sra. Paulette de Robert. Ela relata que a comunidade ainda precisa de doações, pois ainda faltam muitas coisas para terminar a obra. Eles sempre se movimentam para arrecadar fundos, seja através de campanhas, ou de bazares, porém toda ajuda é preciosa para o término da igreja.

   

 

 

Clique aqui para baixar este artigo em PDF

 

 

Ir. Pedro Paulo Queiroz, CJS. Religioso na Congregação de Jesus Sacerdote, Editor Geral da Revista Voz Amiga, Formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAJOPA, e cursando o 5º semestre de Teologia no UNISAL. Bolsista PIBIC-CNPQ

 

Ir. Pedro Paulo Espirito Santo Queiroz, CJS. 
Religioso e Promotor Vocacional na Congregação de Jesus Sacerdote, Editor-Chefe da Revista Voz Amiga, Formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAJOPA, e cursando o 5º semestre de Teologia no UNISAL. Bolsista PIBIC-CNPQ

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Next Post

História de uma vocação - Noviço Michael Sylvert

qui set 17 , 2020
Muitas foram as experiências: vitórias, conquistas, sofrimentos, perdas, ... trabalho, estudo, mudanças (inclusive de países). Em tudo isso fui crescendo, amadurecendo e percebendo como é grande o Amor de Deus, também em minha história... NADA é mais forte do que a realização de uma vida totalmente doada pelo Reino de Deus.
%d blogueiros gostam disto: