O centro Social e Igreja Jesus Sacerdote, exerce uma função pioneira e de suma importância nesta área: de atendimento vocacional, cursos profissionalizantes e renovação espiritual.
Na cidade de Osasco, além do trabalho pastoral na paróquia Nosso Senhor do Bonfim, temos outra missão: A animação da comunidade Jesus Sacerdote. Localizado no Centro de Osasco (Rua José Cianciarullo ao lado do supermercado Extra e do Hospital Antonio Giglio), o centro Social e Igreja Jesus Sacerdote, exerce uma função pioneira e de suma importância nesta área: de atendimento vocacional, cursos profissionalizantes e renovação espiritual.
A igreja Jesus Sacerdote foi pensada e idealizada pelo padre Pio Milpacher, que sentiu a necessidade de construir no centro de Osasco, um lugar oportuno de encontro com Deus e com os irmãos. Foi um caminho longo… De idas e vindas… Padre Pio teve que andar bastante para concretizar o projeto, foram anos até que pudesse ser lançada a pedra Fundamental, para que aquilo que era sonho, começasse a se tornar realidade.
Com o entusiasmo do padre Pio, logo foi surgindo a comunidade de Jesus Sacerdote, formada por alguns leigos dispostos a ajudar o padre na construção do Centro Social e nova igreja. Com o objetivo de ser um lugar de Adoração Perpétua a Jesus Eucarístico e de prestação de serviço à sociedade em geral, o centro foi pensado como um projeto ousado, que contempla a igreja e um complexo de salas.
Desde o início, a construção foi um desafio, seja pelos poucos recursos, seja pelas dificuldades burocráticas, que aos poucos foram superadas graças a Divina Providência por meio da fraterna contribuição dos leigos. No ano de 2013, padre Pio foi transferido para Marília, e a comunidade, junto com os Padres da Congregação levaram o projeto a frente.
Hoje, com grande parte da construção realizada, mas com muita coisa para terminar, a Igreja Jesus Sacerdote já funciona com alguns encontros fixos, como as missas, nas quartas feiras ao meio dia (12h) e aos domingos as 7h45, e também com a adoração ao Santíssimo Sacramento às 11h também nas quartas feiras.
Também acontece ali os encontros de animação vocacional dos jovens, e já foi iniciado o Projeto Social Profissionalizante com os Jovens em situação de vulnerabilidade chamado CJS Jovem.
O objetivo do Projeto é formar e preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio do ensino, prática e encaminhamento, e assim contribuir para que possa haver na sociedade cada vez mais jovens qualificados e preparados para o mundo do trabalho, para que as lacunas sociais, da falta de uma mão-de-obra qualificada, sejam preenchidas.
O curso é alicerçado em uma educação para os valores, baseados no princípio da proatividade, cooperação e responsabilidade. O projeto forma jovens capazes de uma consciência crítica, com potencialidades que permitam entrar no mundo do trabalho, com a capacidade de ser protagonista do seu processo de aprendizagem.
O projeto é coordenado por uma equipe multidisciplinar voluntária. A saber: Pedro Paulo Espírito Santo Queiroz – Diretor; Valéria Vidotti – Coordenadora Pedagógica; Ana Lúcia Bonifácio – Assistente Social – CRESS 21963; Valéria Rodrigues dos Santos – Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Gestão de Qualidade de sistemas de Informação e MBA em Gestão da Estratégia Empresarial.; Marcelo Augusto Monteiro – Engenheiro de Produção – CREA-SP 5060777244; Josilene Maria de Abreu – Bacharel em Administração.
Os cursos semanais são feitos por assessores voluntários, que são convidados segundo a especialidade e o tema de cada curso, sendo que alguns dos dias são assumidos pela própria equipe de coordenação.
A coordenação geral da comunidade é realizada pela Sra. Paulette de Robert. Ela relata que a comunidade ainda precisa de doações, pois ainda faltam muitas coisas para terminar a obra. Eles sempre se movimentam para arrecadar fundos, seja através de campanhas, ou de bazares, porém toda ajuda é preciosa para o término da igreja.
Clique aqui para baixar este artigo em PDF
Ir. Pedro Paulo Espirito Santo Queiroz, CJS.
Religioso e Promotor Vocacional na Congregação de Jesus Sacerdote, Editor-Chefe da Revista Voz Amiga, Formado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAJOPA, e cursando o 5º semestre de Teologia no UNISAL. Bolsista PIBIC-CNPQ