Segue-me. Vocação acertada é vida feliz!

Revista Voz Amiga | Volume 31 | Nº 3 | Ano 2021

 

Vocação acertada é vida feliz!

 

 

Quero começar dizendo o que me impulsiona neste momento é a felicidade, e com ela lembro um dizer popular aqui no Brasil, que é “vocação acertada é vida feliz!”.  Na minha vida, vi meu sonho se realizar de acordo com a vontade de Deus! É preciso aprofundarmos o que Catecismo da Igreja Católica n. 27 nos diz: “o desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar.”

 Ao olhar para minha história, percebi o quanto Deus apostou em mim, não só me chamando, mas, me sustentando, me animando nas etapas desta caminhada, que posso dizer que começou lá na minha infância, quando via meus avós maternos e minha avó paterna, dando testemunho de vida, de oração e de ação pastoral na paróquia. Observava o testemunho da minha mãe que rezava o rosário todos os dias e fazia sua leitura bíblica e contava algumas histórias da vida de santos. Isso me ajudou muito na minha caminhada de fé. Mesmo que na minha juventude fiquei afastado da vida da comunidade por um período.

Ao participar de um encontro de jovens aos meus 20 anos, reacendeu a chama da fé, que estava adormecida no meu coração. Levando-me a uma vivência intensa na comunidade. Quantas pessoas foram exemplos fundamentais na minha caminhada, testemunhas oculares da fé, cada uma do seu jeito e com dons diferentes: alguns padres, freiras e leigos foram importantes na minha inserção na comunidade cristã e no crescimento para a maturidade. Até que enfim depois de ver tantas possibilidades de servir à Deus, que eram todas louváveis, eu comecei a fazer o encontro vocacional com 39 anos, com o desejo de doar toda minha vida para Deus!

Na congregação de Jesus Sacerdote comecei a fazer o caminho para entender o que era vocação acertada, para depois me realizar nesta vocação específica e compreender o Nome Novo que Deus tinha escolhido para mim desde sempre.  Nos encontros vocacionais e depois nos períodos da formação da vida religiosa seminarística compreendi que ninguém nasceu por acaso. É interessante perceber que em algumas figuras bíblicas no significado de seus nomes estava o designo de suas vocações. Por exemplo:

  • Emanuel – Deus Conosco
  • Jesus – Deus Salva
  • Anjo Gabriel – Enviado de Deus
  • Anjo Rafael – Deus Cura
  • Anjo Miguel – Quem como Deus

Assim para nós, Venturinis, vemos nas nossas Constituições essa verdade inspiradora que nos leva a compreensão que o Nome Novo para nós é fundamental, ele corresponde a vivência do chamado Vocacional que o Altíssimo Deus fez para nós, eu o descobri e pude realizar a beleza vocacional na minha vida.

Com a Profissão Perpétua depois do batismo pude tocar a bondade de Deus com minha vida. No dia 11 de junho solenidade do Sagrado Coração de Jesus deste ano fiz os Votos Perpétuo na Congregação de Jesus Sacerdote! E a serviço da Igreja por meio deste Carisma específico, fui ordenado Diácono no dia 10 de julho, para que em nome da Igreja, realize meu apostolado “Pro Eis”. (Const. Nº 14-15.)    

Neste período tenho vivenciado muitas graças e uma ação extraordinária na vida pastoral, através da vida de oração e por meio do ministério ordenado diaconal ao realizar batizados, homilias, exercendo bênçãos nas casas e abençoando objetos religiosos e assistindo casamentos.

“Vocação acertada é vida feliz”. Posso dizer que na minha vida, com toda certeza, mesmo em meio aos desafios decorrentes, vejo meu sonho realizado com a vontade de Deus! Meu lema vocacional e ministerial é “Eis que venho ó Deus para fazer vossa vontade”. Hb. 10,7

Por fim, a exemplo da Virgem Maria, Mãe do Sacerdote, que exerceu a diaconia incondicionalmente à Deus, eu no exercício ministerial do diaconato busco vivenciar o serviço com Sua ajuda e exemplo. Que São José, seu fidelíssimo esposo interceda por mim.

 

Deus abençoe a todos(as)! Amém.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Clique aqui para baixar este artigo em PDF

 

 

 

 

Diácono Ronaldo Teles da Cruz, CJS.

Diácono da Congregação de Jesus Sacerdote

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: