MOMENTO DE REFLEXÃO
MARIA, EXEMPLO DE CONSAGRAÇÃO!

Dirigente: Jesus, Cordeiro de Deus, continuamente imolado sobre os Altares do mundo,
Todos: eu me uno a Vós.
Dirigente: Coração Sacerdotal de Jesus
Todos: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Dirigente: Maria, Mãe do Sacerdote.
Todos: Rogai por nós.
Dirigente: Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.
Todos: Amém
Dirigente: A graça e paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco:
Todos: Bendito Seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Dirigente: Peçamos a luz do Espírito Santo para que Ele venha em nosso auxílio, e nos ajude a rezar, ilumine as nossas trevas, e nos dê a perseverança na oração e a fé necessária para testemunharmos seu amor, e a comunhão com sua palavra.
A nós descei, Divina Luz!(2x)
Em nossas almas acendei, O amor, o amor de Jesus! (2x)
Dirigente: Venerando Maria Santíssima, como um modelo de total entrega e doação a Deus, neste momento de reflexão, meditaremos sobre o Sim de Maria na anunciação, A Mãe e Rainha de todo chamado deu um Sim incondicional e total! A partir da Anunciação, Ela dedicou toda a sua vida, para realizar a missão que Deus lhe confiou! Por isso, contemplando o exemplo de Maria, somos convidados a imitar a postura da humilde serva do Senhor, para que assim possamos seguir Cristo mais perfeitamente! Escutemos o evangelho da anunciação, no qual Maria coloca-se inteiramente nas mãos de Deus.
Canto de Aclamação da Palavra
Aleluia, Aleluia , Aleluia, Aleluia
Aleluia, Aleluia , Aleluia, Aleluia
Alguém do povo exclama: Como é grande, ó Senhor!
Quem te gerou e alimentou.
Jesus responde: ó mulher pra mim é feliz.
Quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 1, 26-38)
Naquele tempo,
o anjo Gabriel foi enviado por Deus
a uma cidade da Galiléia,
chamada Nazaré,
a uma virgem, prometida em casamento
a um homem chamado José.
Ele era descendente de Davi
e o nome da Virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse:
‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’
Maria ficou perturbada com estas palavras
e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
O anjo, então, disse-lhe:
‘Não tenhas medo, Maria,
porque encontraste graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus.
Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo,
e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.
Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim’.
Maria perguntou ao anjo:
‘Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?’
O anjo respondeu: ‘O Espírito virá sobre ti,
e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.
Também Isabel, tua parenta,
concebeu um filho na velhice.
Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,
porque para Deus nada é impossível’.
Maria, então, disse:
‘Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!’
E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação. Glória a Vós Senhor.
(Momento de Silêncio para interiorizar a Palavra)
Reflexão da Palavra
Leitor 1: Da carta pós-sinodal Vida Consagrada: Maria é, de fato, exemplo sublime de perfeita consagração, pela sua pertença plena e dedicação total a Deus. Escolhida pelo Senhor e, ao mesmo tempo, dando o seu consentimento à Palavra divina que n’Ela Se fez carne, Maria aparece como modelo de acolhimento da graça por parte da criatura humana. Unida a Cristo, juntamente com José, na vida escondida de Nazaré, presente junto do Filho em momentos cruciais da sua vida pública, a Virgem é mestra de seguimento incondicional e de assíduo serviço.
Leitor 2: A vida consagrada (e cristã) contempla-A como modelo sublime de consagração ao Pai, de união com o Filho e de docilidade ao Espírito… Por isso, a Virgem comunica-nos aquele amor que nos permite oferecer todos os dias a vida por Cristo, cooperando com Ele na salvação do mundo. Por isso, a relação filial com Maria constitui o caminho privilegiado para a fidelidade à vocação recebida e uma ajuda muito eficaz para nela progredir e vivê-la em plenitude.
Todos: Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe repete teu sim na Igreja de teu Filho, o sim do natal e do calvário. Ensina-lhe a alegria do sim que a todos os sofrimentos transforma em adoração. Maria, Mãe da Igreja, sê seu modelo, obtém-lhe a coragem. Dize-lhe que todo SIM mesmo quando semeado nas lágrimas, colhido será sempre na alegria! (Cardeal Daneels)
Partilhando a Palavra.
Dirigente: Diante do Evangelho da Anunciação, e da reflexão da Palavra, podemos com o sinceridade de coração, nos colocar diante do amor de Deus, que assim como a Maria, revela-se para nós, através de um chamado que Ele faz encarnado na nossa realidade de vida. Em outras palavras, na concretude da vida, Deus nos faz conhecer a sua vontade, e por isso, nesta partilha da palavra refletiremos como estamos nos colocando diante da Vontade do Senhor.
- Tenho escutado a Voz de Deus que me faz uma proposta de Amor e Bem?
- Qual a minha resposta perante o chamado que Deus me faz? Tenho a graça de dizer um Sim incondicional? Qual a minha ação concreta para responder a Vontade de Senhor?
- Contemplo Maria como modelo de seguimento e resposta a Deus, e como exemplo de fidelidade ao projeto de Deus?
Canto meditativo
Imaculada Maria de, Deus
coração pobre, acolhendo Jesus!
Imaculada Maria do povo,
Mãe dos aflitos que estão junto à cruz!
Um coração que era Sim para a vida,
Um coração que era Sim para o irmão,
Um coração que era Sim para Deus,
Reino de Deus renovando este chão!
Preces
Dirigente: Roguemos a Deus, irmãos e irmãs, para que pela intercessão de Maria, Ele possa fazer frutificar na igreja, santas vocações! A cada invocação cantemos:
Eu confio em nosso senhor com fé, esperança e amor (2x)
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que envie mais operários para vossa messe! Pedimos-vos pelo nosso Papa, pelo nosso Bispo diocesano, pelo nosso pároco e por todo o clero, para que sejam santos e perseverantes!
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que dê perseverança aos nossos seminaristas, e que desperte na igreja cada vez mais jovens que tenham o desejo de vos servir na vida sacerdotal!
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que fortaleça e conserve as vocações as diversas congregações religiosas, para que na igreja continue a brilhar a vossa santidade através dos nossos irmãos e irmãs consagrados nos votos de pobreza, castidade e obediência.
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que suscite cada vez mais na tua igreja santos homens e santas mulheres para o matrimônio, para que sejam sinais do teu amor no mundo, constituindo assim, famílias santas.
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que fortaleça cada vez mais, os leigos e leigas que se consagraram ao serviço da tua igreja, pedindo para eles a perseverança necessária para que inseridos no mundo, possam ser sinais da tua luz salvadora.
- Confiamos em Vós Senhor, por isso pedimos que Suscite para tua Igreja Santas vocações, para que percorrendo os incertos caminhos da terra, realizemos desde já a tua vontade, que alcançará a plenitude na vossa morada celeste!
(Preces espontâneas)
Dirigente: Maria de Nazaré, Vós que movida pela força do Espírito, acolhestes Jesus, o Verbo de Divino, no íntimo da vossa alma, numa atitude de fé e amor a Deus nosso Pai, ajudai-nos a dizer «sim» a Vocação que o Senhor nos confia. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém.
Dirigente: Concluamos rezando para que o mundo possa escutar cada vez mais a voz do Senhor que não se cansa de chamar para o serviço do Reino: Três Ave Maria. Glória ao Pai…